• Instituto Práxis

15 de maio: celebramos o Dia do Assistente Social


No dia 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social. O assistente social no hospital serve para utilizar seu olhar crítico social para oferecer suporte aos pacientes até a alta médica. Este suporte pode ser relacionado a apoio psicológico, orientações, mobilização de recursos e etc.


Os hospitais são locais onde as pessoas ali presentes se encontram em diferentes condições econômicas, sanitárias, familiares e sociais. E estes contextos impactam diretamente na saúde psicológica e nas condições que o paciente possui para realizar seu tratamento médico necessário.


Isto exige a presença de um profissional que atue junto com a equipe médica, com um olhar crítico mais direcionado à situação social dos pacientes, desempenhando atividades cujo objetivo central é analisar e prestar apoio à pacientes e seus familiares enquanto membros de uma sociedade, assegurando a eles seus direitos civis e prestando apoio psicológico durante todo o tratamento.