top of page
  • Foto do escritorInstituto Práxis

Cuidados com a saúde no período chuvoso

É preciso redobrar os cuidados com a saúde no período chuvoso, porque a mudança de temperatura deixa o corpo mais propenso a bactérias e vírus. A propagação de viroses aumenta de janeiro a maio, sendo comum o aparecimento de doenças diarréicas agudas popularmente conhecidas como virose da mosca, infecções respiratórias e arboviroses.

Crianças e idosos, especialmente, mais atingido com essa proliferação, sendo necessário redobrar a atenção com essa faixa etária. Uma das formas de prevenção, é apostar na hidratação, pois hidratar o corpo adequadamente pode diminuir em até 80% o risco de contágio e complicações causadas pela gripe. 'O ideal é beber bastante líquido no decorrer do dia, água, suco de fruta natural, água de coco e chás.

Outra recomendação é a adoção de alimentação balanceada e leve investindo em legumes, frutas, carnes magras e carboidratos ricos em fibras. Deve-se evitar alimentos industrializados.

O consumo de alimentos ricos em vitamina C, que têm antioxidantes e promovem resistência a infecções respiratórias e gripes presente em frutas como laranja, acerola, goiaba e tangerina. Caldos e sopas também são excelentes para fortalecer a imunidade.

Commentaires


bottom of page